Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
SC lança livro infantil sem fins lucrativos sobre cão-guia
Dia 30 de novembro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Literatura e Notícias
Banner intérprete (2)

Por meio da educação, difundir informações às crianças sobre o trabalho dos cães-guia de maneira didática e ilustrativa e, com isso, contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência visual: esses são alguns dos objetivos do livro infantil Amor de Guia para Crianças – um cachorro é só um cachorro. Será? de autoria da jornalista Natália Alcantara.

Será lançado em Santa Catarina hoje, 30, às 19h 30min em evento aberto ao público. Contemplado com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú – LIC será apresentado na sede da única escola da América Latina filiada à Federação Internacional de Cães-Guias, a Escola de Cães Guias Helen Keller.  Contará com a presença da autora e da ilustradora Daniela Moura com distribuição gratuita de exemplares.

Segundo Natália, o livro é uma oportunidade de trazer para o universo infantil informações a respeito do trabalho de um cão-guia e sua importância para a pessoa com deficiência visual. Muitas pessoas e estabelecimentos, por exemplo, ainda não aceitam a permanência do animal ou os recebem de forma inadequada. “Eles enxergam apenas um cachorro quando, na verdade, se trata muito mais do que isso, são os olhos da pessoa que é cega. Iniciar um trabalho com as crianças também ajuda na conscientização dos adultos”, explica.

 A autora complementa também que o Brasil possui mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão e menos de 150 cães-guia em atividade. “Por haver tão poucos animais que prestam esse serviço, é importante aproximar a comunidade do tema e, principalmente, possibilitar encontros com quem faz a formação do animal e o utiliza”, relata. Natália afirma que Balneário Camboriú é uma das poucas cidades do país que tem uma escola que treina cães para o trabalho de guia de pessoas cegas. “Por essa razão, o lançamento do livro será na sede da Helen Keller. É uma oportunidade das pessoas conhecerem o local e obterem mais informações a respeito”, conclui.

Além do evento de lançamento do livro, está prevista a entrega de mais de mil exemplares para alunos do 4º ano da rede pública municipal

Posts Relacionados

Assine a Revista D+