Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Em parceria com universidades estaduais, iniciativa promoveu conhecimento na área e levantou debates sobre a consolidação do ensino superior inclusivo

Nos dias 7, 9, 14 e 16 de julho, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Centro Paulo Souza (CPS), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) – membros do Grupo de Trabalho criado pela Secretaria – realizou uma programação de oficinas sobre ensino superior inclusivo. A ação levantou debates, troca de experiências e boas práticas para a consolidação do ensino superior inclusivo.

“Nós temos um compromisso com a vida e a sociedade. O Governador João Doria exige que tenhamos um olhar focado ao atendimento às pessoas com deficiência e que as políticas públicas cheguem de fato a todas essas pessoas”, ressaltou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ao dar início na programação de oficinas.

Divididas em quatro temas – censo dos alunos com deficiência, uso das tecnologias assistivas; projeto político pedagógico; e desenho universal da aprendizagem – as oficinas contaram com a presença de cerca de 40 profissionais das universidades envolvidas, trazendo aos participantes cases de boas práticas, recursos para a aprendizagem utilizados nas instituições de ensino, apontando as barreiras a serem superadas e propondo caminhos.

Ainda dentro da iniciativa, dia 27 de agosto, a SEDPcD realiza o Webinar Internacional “Desafios para a efetivação do Ensino Superior Inclusivo”. Serão apresentados os principais desafios à garantia do ensino superior inclusivo, relatados em experiências das universidades públicas do Estado de SP e o webinar contará com dois convidados internacionais.

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+