O que é?
A SAS – SEMANA DA ACESSIBILIDADE SURDA foi criada para incentivar empresas de comércio e serviços a receberem com acessibilidade os clientes surdos.
O objetivo é proporcionar autonomia para pessoas com perda auditiva, que elas possam sair de casa sozinhas, sem ter de levar alguém ouvinte com elas para intermediar e que os estabelecimentos se apaixonem pelo atendimento acessível. Que empresários enxerguem oportunidades com surdos.
Como acontece?
Representantes oficiais da Campanha #surdoehquemfala formam grupos de profissionais que levam informação para ouvintes não terem preconceito: o “Trio da Empatia”. O trio é composto por 1 intérprete de Libras, 1 Fonoaudiólogo e 1 surdo (oralizado ou sinalizado).
O trio auxilia estabelecimentos comerciais a receberem surdos de forma amigável e comunicativa e também aborda de forma envolvente os ouvintes. Ensinam sinais básicos de Libras para atendentes, orientam sobre como facilitar a leitura labial.
Como ação de prevenção para evitar a perda auditiva, um decibelímetro (real ou por APP) será usado para medir o som que sai do celular dos ouvintes. A orientação será sobre o limite de exposição a ruídos conforme dados de duas tabelas, um audiograma e a de saúde ocupacional internacional Nioshi.
Quando?
De 20 a 30 de Setembro de 2019. As atividades acontecerão em pontos espalhados pela cidade de São Paulo. Confira a programação na agenda (https://www.semanadacessibilidadesurda.com.br/#agenda).
Quem pode participar?
Todos! Surdos e ouvintes. Queremos mostrar que o foco da comunicação está em quem a recebe a informação. Sendo ouvinte ou surdo o importante é ficar atento em como a mensagem é emitida e recebida.
Mesmo quando não se tem uma língua em comum, a boa vontade e o respeito são cruciais, e somente assim ainda será possível se comunicar. Nenhuma Língua ou deficiência pode ser barreira para um convívio social harmonioso.