Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Destaque
Dia 12 de julho de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias e Saúde

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Desde segunda-feira, 10, é celebrada a Semana Mundial da Saúde Ocular. O período tem como propósito conscientizar e mobilizar a população sobre a importância do cuidado da saúde dos olhos. Afinal, a visão é um dos sentidos mais importantes e requer atenção. O Dr. Henrique Glatt, oftamologista da Policlínica Granato, preparou dicas de como cuidar da saúde da visão.

Mantenha bons hábitos alimentares

Problemas de visão podem ser causados por carência vitamínica na alimentação e certos alimentos contribuem bastante para a manutenção da sua saúde ocular. A vitamina D, por exemplo, presente na gema de ovo, vegetais verde-escuros e legumes amarelo-alaranjados e o Omega-3, presente na linhaça, nos vegetais e peixes, como salmão, bacalhau e atum, são fundamentais para a saúde ocular, evitando as formas graves da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Proteja seus olhos do sol

A exposição excessiva aos raios ultravioleta pode contribuir para o envelhecimento da retina. Para um cuidado maior, é necessário conferir se os óculos de sol têm proteção certificada contra os raios UVA/UVB. “Óculos sem a proteção certificada podem causar muitos danos. Isso porque as lentes escuras fazem dilatar as pupilas dos olhos, deixando entrar mais raios UVA/UVB que irão danificar a retina e o cristalino dos olhos, fator que pode gerar a catarata precoce”, explica o médico.

Não use qualquer colírio

Nunca use um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sérios problemas, piorar a irritação e, em certos casos, levar até mesmo à cegueira.

Não descuide durante o tempo seco

Ventiladores e ares condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Outras atividades como o uso contínuo e prolongado de celulares e computadores também acarretam diretamente nos sintomas da Síndrome do Olho Seco. No caso de irritação, o médico oftalmologista pode indicar o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”.

Visite seu médico regularmente

É importante ressaltar que o médico-oftalmologista é o único profissional de saúde habilitado e capacitado para o cuidado integral da saúde ocular, desde a prescrição das lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) até a prevenção e o tratamento das doenças oculares. Visite seu oftalmologista regularmente.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+