Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Pedalada para pessoas com deficiência visual, brinquedos inclusivos, vivência com animais e show do Zeca Baleiro são os destaques na capital paulista

Durante os dias 1, 2 e 3 de dezembro, mês que celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove a 9ª edição da Virada Inclusiva, com uma programação cultural, esportiva e de lazer gratuita para pessoas com e sem deficiência participarem juntas.

Organizada por parcerias entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, a iniciativa promoverá em todo o estado atividades nas ruas, praças, parques, museus e teatros. Confira alguns destaques:

No dia 1° de dezembro, o “Projeto Pedalada de Atitude”, levará pessoas com deficiência visual para passear numa bicicleta com dois lugares, para que ela seja levada por alguém sem deficiência, das 9h às 14h, no Parque Villa Lobos. Às 9h e às 13h terá a “Terapia com Animais”, em que crianças e adultos terão contato com animais utilizados no atendimento terapêutico de pessoas com deficiência, no Gati Peti Terapia, na Avenida Vicente Rao, 2021 – Santo Amaro.

A abertura oficial da Virada Inclusiva será às 13h, na Praça das Artes, com a exposição “Direitos Humanos para quê? A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”, que são painéis sobre os direitos da pessoa com deficiência, na Av. São João, 281, São Paulo.

No Parque da Água Branca, das 15h às 16h, haverá a “Oficina de Bonecas Abayomi”, que resgata a história de mulheres africanas e propõe o fortalecimento e o reconhecimento da imagem dessas mulheres.

No dia 2 de dezembro, às 10h, terá início “Bicicletada Inclusiva” na Praça dos Ciclistas, uma oportunidade para pessoas com e sem deficiência utilizarem bicicletas convencionais, handbikes e bike família. O Museu do Futebol irá promover o “Futebol Acessível”, atividade para os visitantes conhecerem, vendados, os materiais acessíveis do museu como réplicas de bolas de 1900 e 1930, taça e escudos de times.

Na segunda-feira, dia 3 de dezembro, às 15h, o Museu da Imagem e do Som promoverá visita guiada à exposição “Quadrinhos”, que conta textos em braile e recursos táteis, além de lupas. No Metrô Tatuapé terá a mostra fotográfica que registra o projeto “Visagismo e Automaquiagem”, uma iniciativa que trouxe vivências práticas de autocuidado dos pacientes em reabilitação.

O encerramento da Virada Inclusiva será às 19h com os shows do cantor Billy Saga e em seguida, às 20h, com Zeca Baleiro e banda no auditório Simón Bolívar no Memorial da América Latina. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente com uma hora de antecedência.

A programação completa está no site http://www.memorialdainclusao.org.br/viradainclusiva/.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+