Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Reasem-(Tarde)---Destaque
Dia 1 de junho de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias e Tecnologia

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

botao_news botao_noticia

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

A 15ª Edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade teve como principal destaque na Reasem – Seminário de Tecnologia, Reabilitação e Inclusão, palestra sobre os recursos inovadores que têm facilitado a acessibilidade dos alunos em escolas e a garantia de bons resultados na aprendizagem. A Reatech 2017 acontece entre os dias 01 e  04 de junho na São Paulo Expo.

O seminário sobre educação inclusiva teve como palestrantes Verônica Cannata, coordenadora-geral de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Aligheri, Adriano Assis, diretor da empresa Gears – Tecnologia Assistiva e o professor Marcelo Clemente, mestre em educação, saúde e pesquisador na área de Neurociência e Desenvolvimento Humano da Unifesp.

Teclado Tix. Acessibilidade para jovens com mobilidade reduzida.

Teclado Tix. Acessibilidade para jovens com mobilidade reduzida.

O teclado inteligente Tix foi o primeiro tema de abertura das palestras. O assunto foi ministrado por Adriano Assis. Fundada em 2009, a empresa Geares – Tecnologia Assitiva, criou o teclado que mudaria a vida de jovens com mobilidade reduzida. “O Tix é uma tecnologia que substitui todas as funções de teclados e mouses de uma maneira mais acessível e prática. As pessoas que utilizam o Tix têm acesso a teclas grandes, que facilitam a coordenação motora e elas produzem conteúdos como qualquer outra que fazem uso das tecnologias dos computadores convencionais”, explica Assis.

Pessoas que têm deficiências motoras mais severas, como poder só piscar os olhos, também conseguem usufruir dos recursos oferecidos pelo teclado inteligente. “O teclado capta a piscadela e permite que a pessoa escreva qualquer coisa no computador, navegue na internet e jogue entre outras atividades”, comenta o diretor da Geares.

Responsável pela tecnologia educacional do Colégio Dante Aligheri, Verônica afirmou em sua palestra a importância da inclusão de crianças com deficiência nas escolas. “A inclusão permite que a escola se reinvente cada vez mais. Sempre buscamos formas de ensinar, de aprimorar a interação de todos os alunos”. No colégio, Verônica aplica o uso de tablets nas aulas, pois ajuda na comunicação das crianças com paralisia cerebral, alfabetização de alunos surdos e com deficiência visual.

A atitude em frente à inclusão e aos recursos tecnológicos educacionais foram abordados pelo professor Marcelo Clemente, que trabalha em um programa que auxilia pessoas que têm deficiência cognitiva. “Em minha experiência com a inclusão, eu percebo que as instituições de ensino dispõem de verbas, tecnologia em laboratórios, elevadores, rampas e psicólogos que dão atendimentos a alunos. Eu fico muito feliz e percebo que nem tudo está perdido. A inclusão social tende a evoluir cada vez mais”, relata o professor.

Serviço

15ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Data: de 01 a 04 de junho de 2017, 5ª a 6ª das 13h às 20h | Sábado e Domingo das 10h às 19h.

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara.

Reasem – Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão: 01 de junho, das 9h às 18h45 e 02 de junho, das 10h às 18h10.

Reamed – Congresso de Medicina Física e Reabilitação: 03 de junho, das 10h às 19h30 e 04 de junho, das 10h às 19h.

Reashow – Palestras dos Expositores: 01 e 02 de junho, das 14h às 18h e 03 e 04 de junho, das 11h às 18h.

Tecfisio – Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia: 03 de junho, das 10h às 17h.

Workshop Equoterapia: 02 de junho, das 9h às 13h.

Curso Pet – Terapia Assistida por Animais: 04 de junho, das 13h às 18h.

Veja fotos das palestras abaixo.

Gleison, inspirador para a criação do teclado Tix.

Gleison, inspiração para a criação do teclado Tix


[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+