Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Uma das dificuldades para escolher o destino de viagem de muitas PcDs é encontrar um local que seja agradável, divertido e, ao mesmo tempo, adaptado à suas necessidades. Contudo, existem algumas cidades no Brasil que se preocupam com a inclusão no turismo, e uma delas é Maceió. Além de paisagens exuberantes, a capital de Alagoas conta com uma das maiores redes hoteleiras adequadas aos padrões técnicos de acessibilidade.

A orla da Pajuçara tornou-se referência através do projeto “Praia Acessível”. Lançada em abril pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a proposta inclui atividades como banho de mar em cadeiras anfíbias, bocha adaptada e stand up paddle para cadeirantes.

Outro projeto a ser ressaltado em Maceió é a “Jangada Acessível”, lançado em 2010. São embarcações mais largas do que as tradicionais, capazes de transportar seis pessoas e mais duas cadeiras de rodas. Os passeios são feitos até as Piscinas de Pajuçara, principal atração do lugar para PcD.

Para aqueles que gostam de mais aventura, há também o mergulho adaptado, realizado, principalmente, por cadeirantes. Segundo organizadores, essa é uma atividade perfeita para proporcionar autonomia, pois, com ajuda dos equipamentos, a pessoa pode se mover com tranquilidade, além de trazer experiências incríveis.

O Secretário de Turismo, Jair Galvão, afirma que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir estrutura no transporte e na capacitação de profissionais para atender pessoas com deficiência, mas reconhece que a cidade tem se destacado nesse segmento.

Por Renata Lins / Fonte: Casa Adaptada

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+