Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: Nathalia Henrique
Dia 14 de dezembro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Comportamento e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

A Universidade Federal de São Paulo realizou no último sábado (12), o I ESC – Encontro dos Surdos com as Ciências, no Departamento de Ciências Exatas e da Terra no Campus Diadema. O evento possibilitou aos surdos experiências práticas dentro dos laboratórios da universidade.

Na abertura, a professora Silvana Zajac, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP), comentou sobre suas motivações para a realização do evento e declarou estar muito animada com os futuros projetos.

Após a abertura, a pedagoga e intérprete da Unifesp Diadema, Mariana Medeiros de Freitas, realizou uma breve apresentação sobre a história da universidade e divulgou os projetos para a comunidade surda no próximo ano. O representante da Revista D+, David Gomes, também participou apresentando um pouco sobre a acessibilidade da revista para pessoas com deficiência, como, por exemplo, os vídeos traduzidos para Libras nas matérias impressas e online.

Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos e encaminhados a quatro laboratórios diferentes: Biologia, onde puderam observar e analisar a célula vegetal; Física, em que construíram bonecos equilibristas; Matemática, no qual tiveram aula de como utilizar a calculadora visual em cores; e Química, no qual realizaram vários experimentos, como o de indicadores de umidade, por exemplo.

Os alunos e docentes realizaram as apresentações em Libras com auxílio dos TILs (tradutores e intérpretes de Libras), tornando também o evento acessível aos ouvintes inscritos, com a interpretação para a língua portuguesa.

O evento foi finalizado com um divertido torneio de Quebra-Cabeças. A interação dos participantes no evento motivou a equipe organizadora para os próximos anos. “Queremos transmitir conhecimento, para isso estamos nos preparando a fim de recebê-los e nos comunicarmos melhor”, afirma a professora de Química da Unifesp, Ana Valéria Lourenço.

A Unifesp promoverá em 2016: Concurso para propostas de logotipo e sinal do ESC – Encontro dos Surdos com as Ciências, Curso de Português para Surdos, Curso de Libras, Oficinas de Paper Toys, Oficina de esculturas em miçanga, e o Projeto: Os grandes cientistas brasileiros.

Acompanhe em: Câmara Técnica de Extensão

Por Cintia Alves / Fotos: Nathalia Henrique

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+