Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
IMG_0987
Dia 16 de agosto de 2019 | Por Tacila Saldanha | Sobre Notícias
Banner intérprete (2)

Evento promove formação para jornalistas com foco em acessibilidade

A Sondery (https://sondery.com.br/), uma consultoria em acessibilidade, promoveu um curso gratuito sobre como retratar as pessoas com deficiência na mídia. Destinado principalmente para jornalistas, assessores de comunicação e publicitários, foi composto por uma oficina de quatro horas, ministrada pelo jornalista Ednilson Sacramento, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele trouxe recomendações e procedimentos sobre como abordar pessoas com deficiência nas redes sociais, no jornalismo on-line, nas assessorias de comunicação, na publicidade e nos trabalhos comunicacionais de uma forma geral.

Sacramento é o primeiro estudante de Comunicação com deficiência visual a formar-se no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), e vem oferecendo essa formação de maneira gratuita, com a intenção de difundir boas práticas nos meios de comunicação e nas comunidades por onde passa.

 

Como a cultura e as atitudes sociais recebem forte impacto dos meios de comunicação, eventos como esse são bem vindos e nos convocam a refletir sobre a oportunidade e urgência de pautarmos corretamente as singularidades presentes na sociedade. Retratar as minorias com assertividade e respeito é alinhar a conduta profissional aos desafios da comunicação contemporânea.
Partindo de uma contextualização histórica do segmento de pessoas com deficiência e levando em conta as constantes atualizações de abordagens do mundo, a formação buscou construir uma interface entre o tema, os profissionais da comunicação e as instituições públicas e privadas derrubando mitos e valorizando a diversidade cultural do país.
A atividade visou também, de maneira prática, a discutir estratégias e orientações sobre como citar pessoas com deficiência na mediação comunicativa, com atualização de termos e expressões comuns a essa comunidade. Destacou-se ainda uma lista de novas terminologias e estudo de alguns casos de coberturas inapropriadas. A oficina forneceu um certificado para os participantes.
SOBRE A SONDERY
A Sondery – Creative Accessibility, empresa integrante da Incubadora de negócios ESPM fundada por Ana Clara Schneider, formada em Comunicação Social pela mesma faculdade, trabalha pelo reconhecimento da pessoa com deficiência enquanto consumidora. Seu mais recente trabalho foi o primeiro comercial com audiodescrição na TV aberta brasileira para o Burger King. Em 2018 promoveu, também na ESPM, uma oficina de acessibilidade para conteúdo digital.
IMG_0948

IMG_0942 IMG_0941

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+