Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Destaque
Dia 18 de julho de 2017 | Por Brenda Cruz | Sobre Comportamento e Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18, o Workshop piloto Diálogo no Escuro, promovido pelas empresas Carlotas e Calinas Projetos, no hotel Transamérica The Advance, São Paulo, capital. O objetivo foi proporcionar experiências de aprendizagem transformadoras do Diálogo no Escuro, da Dialogue Social Enterprise, da Alemanha.

Os convidados foram pessoas de diferentes áreas e setores de empresas, que desenvolveram atividades totalmente no escuro. O foco do workshop é na experimentação e na reflexão sobre diversidade, empatia e os recursos internos (habilidades socioemocionais), tão necessários para se enfrentar mudanças e adversidades (situações vulneráveis).

Ao entrar na sala, já totalmente escura, os participantes tiveram auxilio de guias cegos ou com baixa visão. Logo no início, a sensação de estranheza sobre a total escuridão é sentida por todos e externadas em diferentes sentimentos, que foram faladas por cada pessoa do grupo, por exemplo: medo, solidão, liberdade, agonia, tranquilidade etc.

A impossibilidade de recorrer à visão trouxe novos sentimentos e percepções após a experiência. Uma roda de conversa foi aberta, já com as luzes acesas, para que cada um compartilhasse essa nova perspectiva. Muito se falou sobre a empatia e como, a partir da falta da visão, conhecemos a outra pessoa; como precisamos do outro para realizar certas atividades e como pré-julgamos o outro por meio de uma avaliação totalmente superficial. Com duração de quase três horas, a experiência é válida a todos!

Conheça sobre Carlotas: www.carlotas.com.br

Conheça sobre Calinas: www.calina.com.br

 

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+