Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Dia 24 de junho de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Comportamento e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Sábado, dia 25 de junho, às 14h, na Estação da Sé, acontecerá uma manifestação organizada pelas instituições Adeva, CADEVI, Fundação Dorina Nowill para Cegos, LARAMARA e URDV. O ato visa a reivindicar a continuidade do Programa Jovem Cidadão e do atendimento prestado pelo Metrô às pessoas cegas e/ou com baixa visão que utilizam o sistema metroviário, em todas as etapas do atendimento: da entrada até a saída destes usuários.

A mobilização é em protesto aos problemas que estas pessoas encontram em seu cotidiano, aumentados pela queda vertiginosa e possível descontinuidade do Programa Jovem Cidadão. O grupo organizador da manifestação ressalta que o acesso e o direito ao transporte nunca poderá ser resumido ao acesso arquitetônico, à eliminação de barreiras nos terminais e veículos, mas também, em certos casos, é necessário o auxílio de uma pessoa capacitada para que pessoas cegas e com baixa visão possam transitar com segurança pelas dependências do metrô.

O slogan da manifestação é “Consciência, Segurança e Acessibilidade já!”. As reivindicações são destacadas a partir dos temas: Garantia do embarque e desembarque das pessoas cegas ou com baixa visão com segurança nas dependências do Metrô SP, com a continuidade do Programa Jovem Cidadão; Conscientização da sociedade no respeito ao uso da linha guia (piso tátil) que auxilia no ir e vir das pessoas com deficiência visual.

Participe!

Data: 25 de junho de 2016 – sábado

Horário: 14h às 17h

Trajeto: Encontro na Catraca da Estação de Metrô Sé, às 14h; Ato próximo à Catedral da Sé de 14h30 às 16h; Saída para Metrô Tatuapé, 16h30; Dispersão às 17h.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+