Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
capa_ Marcos Florence
Dia 24 de junho de 2016 | Por Renata Lins | Sobre Notícias e Trabalho

 

Conteúdo em Libras

Texto em português

A segunda edição da Mobility & Show apresenta grandes montadoras – 13 marcas e mais de 50 modelos.  Além de oferecer instruções sobre isenção de impostos como IPI, ICMS e IOF. Totalmente acessível, a Mobility disponibiliza, também, teste drive aos visitantes que queiram conhecer os veículos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de realizar exames médicos entre outras atividades.

Até o domingo, quem visitar a Mobility vai encontrar serviços como o da La Macchina equipamentos para automóveis. Entre as adequações que realizam nos veículos, está o câmbio F1, que permite que o usuário acelere e freie manualmente, além do pomo que contém todos os comandos do painel (como buzina, pisca alerta, limpa brisas) em botões. Segundo Ricardo Marcelino, representante da empresa, a vantagem do equipamento é que ele pode ser transferido para outro automóvel, caso o usuário queira trocar de carro.

Entre as montadoras estão a Chevrolet com o novo Cruze Sedan, a Volkswagen, Renault, Hyundai e a Nissan. “Estamos lançando, a partir deste mês, o Versa com a CVT (tecnologia que não possui engrenagens e consome 10% menos combustível do que a manual e 8% menos do que a automática. O sistema permite uma aceleração contínua, sem trancos). Inclusive, a Nissan é pioneira no mundo com essa tecnologia, e agora estamos trazendo ela em nossos carros de entrada no Brasil. E com isso abrimos uma grande porta para o nosso público com deficiência física, antes n     ão tínhamos um produto destinado para eles. E com esse modelo, por exemplo, nós conseguimos apresentar um carro com o custo menor do mercado”, afirma Diego Martins, representante da Nissan que está com outros seis modelos de carros para testes na feira.

Entre os estandes, a DF autoescola disponibiliza instruções sobre os procedimentos de habilitação. O acompanhamento vai desde o atendimento na autoescola, à isenção de impostos, compra e adaptação do carro.

Ao som da Banda Superação, da Casa de Davi, os visitantes podem parar e experimentar doces e salgados nos food trucks espalhados pela feira. Além de conhecer o que há de mais novo em acessibilidade para automóveis, as pessoas encontrarão serviços de massagem holística, limpeza de pele, corte de barba e cabelo no Espaço Sanctus.

Durante o evento, a fotógrafa Kica de Castro expõe seu trabalho com imagens de mulheres com deficiência. Ela, que possui uma agência de modelos exclusiva a esse público, explica que a intenção é inseri-las no mercado de trabalho sem precisar da Lei de Cotas. “Para mostrar que é bonito, não precisamos apenas ter modelos loiros de olhos azuis”.

Os interessados em participar do evento devem comparecer ao Campo de Marte na Av. Santos Dumont, n° 2241 até domingo. A feira dispõe de transporte gratuito para pessoas com deficiência da estação de metrô Tietê até o local do evento. A entrada e estacionamento são gratuitos, participe!

Por Renata Lins

Nova_02Nova_04Nova_03Nova_05Nova_08Nova_01Nova_06Nova_07

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+